DUE DILIGENCE LEGAL-AMBIENTAL

DUE DILIGENCE LEGAL-AMBIENTAL

No campo jurídico ambiental, a expressão inglesa Due Diligence (diligência devida ou diligência prévia), envolve um processo de investigação, levantamento e análise de diversos documentos afetos à área do empreendimento, sua operação e riscos envolvidos (passivo ambiental por área contaminada, por exemplo).

A Due Diligence Legal-Ambiental surgiu da necessidade em estabelecer segurança jurídica estratégica às operações e atividades em desenvolvimento, tornando o empreendimento menos vulnerável à ação fiscalizatória pontual.

A realização desse trabalho, de cunho preventivo, promove a oportunidade de mapear os riscos jurídico-ambientais do empreendimento, visando o conhecimento e o domínio das questões ambientais que lhe são afetas, fator que agregará valor à empresa e facilitará a obtenção de futuros investimentos.

Afora análise da legislação ambiental aplicável e verificação da sua conformidade com o empreendimento ou área a ser adquirida (nos níveis federal, estadual e municipal), a equipe jurídica ambiental contratada avaliará uma série de documentos relevantes, tais como licenças ambientais e urbanísticas, autorizações, termos de compromisso, relatórios e laudos técnicos, autos de infração ambiental, etc.

Esse mapeamento poderá ser realizado em diversas fases do empreendimento, quais sejam: fase de planejamento/elaboração do projeto; fase de negociação para aquisição de um imóvel; durante o procedimento de licenciamento ambiental em curso; nos empreendimentos em operação ou aqueles já encerrados.

Além da identificação das vulnerabilidades legais e mapeamento de potenciais riscos jurídico-ambientais no desenvolvimento das atividades, ao final do trabalho, a Due Diligence Legal-Ambiental deve traçar Plano de Ação para redução dessas vulnerabilidades e resolução dos conflitos ambientais de forma eficaz.

Ao final da Due Diligence Legal-Ambiental, de forma clara e objetiva, é elaborado Relatório Jurídico para cada unidade/empreendimento que identifique a situação da empresa perante a legislação ambiental aplicável, apontando suas vulnerabilidades, potenciais riscos legais e medidas efetivas para resolver cada questão.

A tradição do escritório Pinheiro Pedro Advogados na arquitetura de soluções jurídicas ambientais e formulação de estratégias na condução de processos, conta com profissionais qualificados e experientes para realização deste serviço.

Por Karina Pinto Costa Mekhitarian

Avenida da Aclimação, nº 385, 6º andar - Bairro Aclimação. São Paulo - SP. CEP: 01531-001.

Telefone: +5511 3384-1220